Representantes de diversas instituições de ensino privado em Caxias do Sul, incluindo a Uniftec, a Caminho Rede de Ensino, a Impulso e 173 instituições de educação infantil, se uniram para solicitar à Câmara de Vereadores apoio para a redução das alíquotas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 4% para 2%.
A diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino, Maristela Tomasi Chiappin, defende que essa alteração permitirá que as instituições, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, ampliem as contratações e realizem investimentos em infraestrutura e materiais. Segundo ela, essa melhoria na qualidade do ensino refletirá diretamente no município. Maristela também destaca a busca por igualdade tributária, já que municípios vizinhos, como Bento Gonçalves e Farroupilha, possuem alíquotas inferiores.
((TAHENA MARISTELA 1 19-02))
Recentemente, o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Edson da Rosa (REPUBLICANOS), e o presidente do legislativo, Lucas Caregnato (PT), se reuniram com os representantes do setor educacional e se comprometeram a apoiar a demanda. Maristela Chiappin ressaltou a importância da mobilização da categoria para que o poder público reconheça essa necessidade e a transforme em prioridade.
((TAHENA MARISTELA 2 19-02))
De acordo com o presidente da Comissão de Educação, o projeto de lei precisa ir à Câmara, no sentido de readequar aquele índice. Ambos os parlamentares esclareceram que a autoria de medidas de impacto financeiro é de competência exclusiva do poder Executivo.
Além de Maristela, outras lideranças do setor assinaram o documento. Entre elas, destacam-se Marina Dallegrave (presidente) e Bruna Volpato (vice-presidente) do Sindicato das Instituições Pré-Escolares de Caxias do Sul (SINPRÉ), além de Eliana Pereira (presidente), Ana Paula da Silva (vice-presidente de Ensino, Operações e Mercado) e Rodrigo Colombo (vice-presidente de Controladoria, Finanças e Tecnologia) da Rede Educar.