Durante sua fala na tribuna, na manhã desta terça-feira (18), o vereador Elói Frizzo (PSB), expressou sua preocupação com a preservação do patrimônio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). O tema voltou a discussão na sessão ordinária desta terça, onde o vereador reafirmou sua luta pelo tombamento da Metalúrgica Abramo Eberle, para preservar o local como bem patrimonial e histórico de Caxias do Sul.
Frizzo salientou que está em tratativas para a realização de uma reunião com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), para analisar as questões da falta de manutenção no prédio, que está com parte do telhado desabado.
Uma das sugestões propostas por Frizzo à Prefeitura é a retomada de uma equipe de gerência da Maesa, que fique encarregada de realizar os reparos e a manutenção da estrutura do local. A medida foi adotada no período em que Frizzo era vice-prefeito do município, durante o governo de Flávio Cassina, porém foi extinguida pela última gestão.
O vereador também destacou a prorrogação do edital para o novo projeto de Parceria Público-Privada (PPP) destinado à instalação do Mercado Público na MAESA, o cronograma inicial era até o dia 3 de fevereiro, sendo estendido até 31 de março de 2025. Segundo Frizzo, após a prorrogação do prazo, agora há empresas interessadas na licitação do espaço.
Recentemente, o vereador Rafael Bueno (PDT) sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar para tratar sobre a ocupação e manutenção da Maesa, a qual foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Mais atualizações sobre a pauta devem ocorrer nos próximos dias.