Um importante fato político pode estar prestes a acontecer. O PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira, pode estar próximo do fim da sigla tão tradicional no país. Uma fusão ou incorporação a outro partido é uma opção estudada pelo diretório nacional da agremiação. A reportagem da Rádio Caxias buscou entender como o núcleo caxiense do partido tem observado as movimentações da sigla que busca se recuperar de números negativos nas urnas.
O presidente municipal do PSDB e deputado estadual, Neri O Carteiro, afirmou em conversa com a Rádio Caxias a percepção de que o partido tem perdido força no cenário político. Esse problema se torna mais visível, segundo o tucano, no momento em que a bancada que já somou mais de 20 deputados federais contabiliza hoje 13 representantes em Brasília-DF. O número é importante pois o quantitativo de deputados está relacionado a força política ao lado do governo.
Ele explica que no processo de fusão a sigla mantida pode ser a de um dos envolvidos, com a possibilidade inclusive de permanecer como PSDB ou então ter um novo nome a partir da junção. A possibilidade também existente é a incorporação, quando existe uma forma de adoção por uma sigla maior. Para essas possibilidades o presidente nacional, Marconi Perillo, tem conversado com o MDB e o PSD. Neri reflete sobre o posicionamento e relevância dos tucanos no Rio Grande do Sul.
Caso a integração venha a acontecer o deputado destaca a preocupação de que os filiados se mantenham unidos e com as mesmas ideologias que formam hoje o PSDB. A previsão é de que o ato entre todos os tucanos aconteça em breve, antes da reunião nacional que vai definir o futuro da sigla. Sobre uma futura corrida presidencial, Neri conta que existe um grande incentivo para que Eduardo Leite (PSDB) esteja na disputa.
Particularmente, Neri cita que gostaria da permanência da sigla atual pela relação construída ao longo dos anos. A previsão é de que uma decisão que vai definir o futuro dos tucanos seja tomada no mês de março. O PSDB protagonizou por muitos anos o cenário político brasileiro, com destaque para Fernando Henrique Cardoso que esteve na Presidência da República por oito anos.