A Frasle Mobility, inaugurou uma nova caldeira sustentável em seu parque fabril em Caxias do Sul. O projeto, batizado de Caldeira Verde, representa um investimento de R$ 17 milhões e foi desenvolvido ao longo de dois anos, sendo uma inovação para a indústria na Serra Gaúcha.
A Caldeira Verde substitui o uso de gás natural por biomassa na geração de vapor, essencial no processo de prensagem das pastilhas e lonas de freio produzidas pela empresa. A biomassa utilizada consiste em cavacos de madeira provenientes de reciclagem e reflorestamento, promovendo uma solução energética mais limpa e renovável.
Segundo o diretor de frenagem da Frasle Mobility, Guilherme Adami, a adoção dessa tecnologia resulta na redução de 60% nas emissões de gases de efeito estufa da companhia. Aproximadamente 10 mil toneladas de dióxido de carbono deixam de ser emitidas anualmente, o que equivale ao impacto ambiental de 260 mil botijões de gás doméstico do modelo P13.
A redução nas emissões corresponde a metade do compromisso ambiental firmado pela empresa, reforçando o papel da companhia na busca por práticas industriais mais sustentáveis.