O clima de folia toma conta da cidade, a partir deste final de semana, marcando o início das comemorações para o aguardado Carnaval de 2024. Neste sábado (10), o Bloco da Ovelha entra em cena com o tema “O Último Carnaval”, destacando a importância de celebrar o momento presente. O bloco inicia suas atividades às 12h, com concentração na Paralela, seguindo para o cortejo às 14h e culminando na apoteose às 17h, no Salvador Tronca.
Também neste sábado, o Bloco Acadêmicos do Luizinho realiza uma tarde de samba a partir das 15h, em frente ao Bar do Luizinho. A festa contará com a animação da bateria do Grupo Samba Show, elevando a temperatura e garantindo que ninguém fique parado. Os grupos Pura Curtição e Sem Razão também marcarão presença, garantindo o sucesso do bloco em Caxias.
O Bloco da Ovelha Negra agitará o sábado e o domingo (11), das 15h às 23h, no estacionamento da Engenharia do Corpo, próximo ao Museu Ambiência Casa de Pedra. Esta edição contará com quatro atrações nacionais, incluindo MC Davi e Bárbara Labres, além de mais de 10 atrações regionais, como Pura Curtição, Grupo Sintonia, Bateria Ovelha Negra e diversos DJs.
Neste domingo, o Bloco da Velha, em sua 12ª edição e com o tema “O que é que a Bahia tem?”, realiza uma folia, das 14h às 21h, na Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa. Já o Bloco Arco-Íris, conhecido como o mais colorido da cidade, assumirá o comando da festa na terça-feira (13), às 14h, na Estação Férrea. O encerramento das celebrações acontecerá no dia 17 de fevereiro, com o tradicional Enterro dos Ossos da Associação Cultural Esportiva São Vicente, às 17h, no bairro São Vicente.
A Secretária de Cultura de Caxias, Cristina Calcagnotto, destaca a volta dos desfiles das escolas de samba no Carnaval. Cristina ressalta a importância dos blocos de rua durante o final de semana, prevendo um movimento expressivo em diversos setores, especialmente, na importância de manter os caxienses na cidade para curtir o carnaval.
A programação oficial do Carnaval começou na noite desta sexta-feira (09), com o tradicional desfile de Escolas de Samba. Participaram quatro escolas de samba e a festa foi animada pelo DJ Mono.