Nos últimos dias, uma mensagem falsa tem ganhado força em todo o país: a de que transações a partir de R$ 5 mil, feitas via Pix, serão taxadas pela Receita Federal. Essa mentira tem sido usada por golpistas para aplicar fraudes virtuais, cobrando dinheiro de vítimas desavisadas.
Em nota oficial, a Receita Federal esclareceu que a criação das novas regras não inclui a implementação de impostos, e que as transações via Pix não serão taxadas. Segundo a Receita, a mudança está relacionada apenas ao monitoramento desses valores para garantir a fiscalização adequada. Todavia, os golpistas entram em contato com as vítimas, fingindo ser da Receita Federal, e enviam mensagens informando sobre um valor pendente devido a movimentações acima de R$ 5 mil no Pix. Sob essa justificativa, os golpistas pressionam as vítimas a efetuarem um pagamento, sob ameaça de bloqueio do CPF. Para tornar o golpe ainda mais convincente, os criminosos enviam boletos falsos, imitando os elementos oficiais.
Procurado pela reportagem da Rádio Caxias, o Coordenador do Procon, Jair Zauza, destacou que, até o momento, não há registros de reclamações de vítimas deste golpe em Caxias do Sul. Contudo, Zauza reforçou a orientação dada pela Receita Federal, ou seja, de que é muito importante os contribuintes ficarem atentos, haja vista que não existe nenhuma taxação sobre transferências Pix. Ele ainda indica que possíveis vítimas do Município denunciem qualquer tentativa de cobrança indevida e, em hipótese alguma, realizem o pagamento, pois estarão sendo vítimas de um golpe.
Para se proteger, Zauza recomenda que os contribuintes desconfiem de mensagens solicitando pagamentos relacionados a transações via Pix; sempre chequem a veracidade das informações com fontes oficiais, como o site da Receita Federal; não clique em links ou abra anexos de mensagens suspeitas; e, caso receba um boleto, confira os dados diretamente com a instituição emissora, antes de efetuar qualquer pagamento. Zauza finaliza dizendo que com o aumento das transações via Pix, é essencial que os cidadãos fiquem informados e atentos para não caírem em fraudes. O Procon de Caxias segue à disposição para orientar e proteger os consumidores.