Os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul que concluíram a carga mínima de aulas práticas exigidas até 31 de dezembro de 2024, mas ainda precisam realizar a prova prática, terão mais tempo para concluir o processo. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) prorrogou o prazo para o exame prático de direção veicular por 90 dias, permitindo que a prova seja realizada até 31 de março de 2025. No estado, 78 mil candidatos estão nessa situação.
Com a prorrogação, aqueles que completaram as 20 horas obrigatórias de aula prática até o final de dezembro poderão agendar o exame prático até março. O sistema está em atualização, e a previsão é de que os agendamentos possam ser realizados no Centro de Formação de Condutores (CFC) a partir da próxima segunda-feira (6).
O chefe da Divisão de Habilitação do Detran-RS, Egídio Neri Nunes, explica que a decisão foi tomada após decisões judiciais que prorrogaram o prazo em alguns estados devido à falta de vagas para as provas, reflexo da pandemia. Apesar de essa situação não ter ocorrido no Rio Grande do Sul, dificuldades operacionais para adaptar o sistema e a busca por tratamento isonômico dos candidatos motivaram a extensão do prazo em âmbito nacional.
Caso o candidato não consiga concluir o processo dentro do novo prazo, será necessário abrir um novo processo. No entanto, algumas etapas, como aulas teóricas e práticas já concluídas, poderão ser reaproveitadas.