Os novos Certificados de Registros e Licenciamentos de Veículos (CRLV) no Rio Grande do Sul referente ao ano de 2025 estão disponível para os condutores que quitaram todas as obrigações relacionadas aos veículos. Entre elas estão o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), recolhido pela Secretaria Estadual da Fazenda, a taxa de licenciamento do Detran-RS e eventuais multas vencidas. A emissão pode ser realizada de forma prática pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Neste ano, o prazo máximo para a quitação do licenciamento foi alterado e agora é unificado para todos os veículos 31 de julho de 2025. Até essa data, é permitido circular com o documento de 2024. Apesar disso, o IPVA vence em abril para todos os veículos. Para acessar o CRLV digital, o condutor deve selecionar a aba “Veículos” no aplicativo e seguir as orientações. A atualização do documento costuma ser confirmada em minutos, mas pode levar até 24 horas.
O coordenador de Registros de Contratos e Gravame e chefe substituto da Divisão de Registros de Veículos do Detran-RS, Márcio Campos da Rosa, informa que mais de 1 milhão de documentos já foram emitidos, restando poucos a serem gerados. Ele reforça a importância de manter o documento atualizado para garantir a legalidade e a segurança do veículo.
Em 2025, ainda havia expectativa pelo retorno do DPVAT que receberia o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), o seguro obrigatório extinto em 2019. Embora o retorno tenha sido aprovado em 2024 e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), governadores de diversos estados e do Distrito Federal decidiram não cobrar a taxa. Em resposta, Lula sancionou uma lei que revogou a volta do seguro obrigatório e confirmou que o SPVAT não será cobrado em 2025.
Os débitos de veículos registrados no Rio Grande do Sul podem ser pagos de diferentes formas, em bancos conveniados, via Pix de qualquer instituição financeira ou diretamente em instituições autorizadas pelo Detran-RS. Existe também a opção de financiamento, que está sujeita à cobrança de juros e tarifas.
O governo estadual ainda alerta para o risco de golpes durante o pagamento. Links ou boletos enviados por terceiros não são oficiais. Para evitar prejuízos, a orientação é consultar canais confiáveis, como o site oficial do Detran-RS, os canais da Secretaria da Fazenda Estadual ou diretamente nos bancos conveniados.