O primeiro dia do ano pelo calendário da Era Comum foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para ser comemorada e promovida a Fraternidade Universal. Além disso, no dia primeiro de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Paz. A reportagem da Rádio Caxias conversou com Frei Jaime Bettega sobre o assunto.
Frei Jaime destaca que o ser-humano precisa de rituais e símbolos para compreender as coisas da vida e seus significador, e que a passagem de ano o toca profundamente. Uma forma de celebrar a virada do ano, de acordo com ele, é confirmar os valores que são cultivados e retomados.
Por ser o dia primeiro do ano o Dia Mundial da Paz, Frei Jaime Bettega frisa que o homem deve buscar tanto quanto busca o pão, as coisas necessárias para sobrevivência, pois o homem anseia pela paz.
Fazendo um link com a celebração da Confraternização Universal, Frei Jaime destaca que a paz é essencial para esse projeto de fraternidade entre todos os seres-humanos. E que embora exista violência, isso não anula a busca pela paz que o homem deve buscar dentro dele próprio.
O sacerdote também comenta que além de ser o Dia da Confraternização Universal e o Dia Mundial da Paz, no calendário litúrgico da Igreja Católica o dia primeiro do ano é o Dia de Santa Maria, Mãe de Deus.