O anúncio de quem serão os secretários da próxima gestão do Governo Municipal, feito pelo prefeito Adiló Didomenico nesta quinta-feira (26), também provoca mudanças na próxima legislatura da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul. Ao todo, quatro vereadores eleitos no pleito de outubro, trocarão uma cadeira no legislativo por alguma pasta da próxima gestão do Governo Adiló.
Seja por tratativas políticas ou escolhas pessoas, Adriano Bressan (PP), João Uez (Republicanos), Lucas Suzin (PRD) e Rodrigo Weber (PSB) deixam o cargo na Casa do Povo. Os suplentes que substituirão cada um deles, respectivamente, são Calebe Garbin (PP), Daniel Santos (Republicanos), Silvio Tieppo (PRD) e Edio Elói Frizzo (PSB).
Edio Frizzo é o mais experiente do grupo, tendo ocupado uma cadeira na Câmara por seis mandatos, e acredita ter a experiência necessária para agregar valor na próxima gestão.
Já o estreante Calebe Garbin, terá sua primeira oportunidade no Legislativo e trabalhará por uma Caxias do Futuro, com foco nos serviços básicos.
Daniel Santos já assumiu como suplente durante a última gestão, substituindo o vereador Elisandro Fiuza, durante seu licenciamento para fins particulares. Daniel buscará deixar as divergências políticas de lado e representar a comunidade caxiense como um todo.
Silvio Tieppo, que assumiria o cargo no lugar de Lucas Suzin, foi contatado pela reportagem da Rádio Caxias, mas não se manifestou. Rumores de bastidores apontam que Tieppo pode integrar ainda o executivo, como secretário adjunto de alguma pasta. Caso essa expectativa se confirme, Cristiano Becker assumiria o posto do PRD na Câmara.
No dia 1º de janeiro, durante o evento de posse, já ocorre o processo de licenciamento dos vereadores que trocarão o legislativo pelo executivo. Na sequência, ocorre também a posse dos vereadores suplentes.