A nova ponte da BR-116 que liga Caxias do Sul à Nova Petrópolis que seria inaugurada nesta sexta-feira (20), teve horário e dia alterado. A entrega acontecerá no sábado (21), às 11h, marcando a reabertura da travessia sobre o Rio Caí depois de sete meses. Na oportunidade, está confirmada a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmada nos últimos dias.
A mudança de data está ligada a uma convocação de todos os Ministros, para estarem em Brasília nesta sexta-feira, para participar de reunião ministerial com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Portanto, já que Renan Filho pretende estar no ato de inauguração, a modificação de data foi necessária. A cerimônia ocorrerá no mesmo local, uma área próxima à cabeceira da ponte do lado de Caxias do Sul.
No dia 12 de maio, durante as fortes chuvas que assolavam o estado do Rio Grande do Sul, a antiga estrutura foi severamente comprometida por conta da cheia do rio e desde aquela data o trecho está bloqueado. Em 27 de junho, após 82 anos de história, a velha ponte foi implodida com duas toneladas de dinamite para dar lugar à nova, que teve ordem de início assinada no dia 4 daquele mês.
A nova ponte será inaugurada com dois meses de antecedência, pois o contrato assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a construtora Cidade previa o término para fevereiro de 2025. O investimento total é de R$ 31 milhões.
A travessia, em fase de implantação, possui 180 metros de comprimento, sendo maior que a antiga, que possuía 142 metros de extensão. A largura total é de 13 metros, sendo uma pista com duas faixas, dois acostamentos e duas barreiras. Segundo o Ministério dos Transportes, o empreendimento é 1,5 metro maior que a estrutura anterior, e terá suporte para até 45 toneladas.
Com 90% da obras concluídas, esse é o último trecho totalmente bloqueado em estradas federais no estado após a catástrofe climática. Desde 20 de setembro, a travessia sobre o Rio Caí pode ser feita pela Ponte da Cooperação, estrutura provisória idealizada por empresários e moradores da região.