A partir de segunda-feira (2) os eleitores da Serra poderão escolher uma das 6 propostas pré-definidas na Consulta Popular. As propostas elencadas farão parte do Orçamento do Estado para 2025. O processo de votação se estenderá até as 23h59min do dia 6 de dezembro, e estará aberto para qualquer cidadão com título e domicílio eleitorais na região de abrangência dos respectivos Conselhos Regionais de Desenvolvimento.
A votação, que mais uma vez será online, pode ser realizada através do site consultapopular.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 3210-3260. Cada eleitor pode apenas selecionar umas das propostas elegíveis, as quatro opções mais votadas serão executadas em benefício da região serrana.
Neste ano o valor de mais R$ 1,7 milhões de reais será rateado proporcionalmente, sendo assim, o projeto mais votado na Serra ficará com 32% desse valor, o segundo lugar terá à disposição 28% do montante, enquanto os projetos classificados em terceiro e quarto lugares ficarão com 20% dos recursos, cada. O presidente do Corede Serra, Evaldo Kuiava, destaca a importância da participação da população na consulta.
Entre as seis propostas presentes na cédula de votação, duas são da área de Desenvolvimento Econômico (Apoio ao Fortalecimento do Arranjo Produtivo Local do Basalto e Implantação do Centro Público Intermunicipal de Economia Popular Solidária), uma de Desenvolvimento Rural (Implantação do Centro Regional de Tecnologias e Inovação em Agricultura da Serra Gaúcha – Horti Serra), uma de Desenvolvimento Social (Implantação do Centro de Referência a Pessoa Idosa: Apoio para os 60+), Turismo (Criação aplicativo: “SerraGaúcha”) e Trabalho e Desenvolvimento Profissional (Escola do Amanhã). Cinco delas são de abrangência regional, com exceção da proposta em desenvolvimento social, cujo âmbito é municipal.
A votação ocorrerá totalmente em ambiente virtual, através do portal da Consulta Popular, entre 2 e 6 de dezembro. Também haverá a possibilidade de votar via WhatsApp (51 3210-3260) e por meio da urna off-line, que será operada por pessoas cadastradas por cada Corede.