Com menos de dois meses para a chegada da época natalina, as atenções em Caxias do Sul se voltam para O Grande Espetáculo de Natal, um dos eventos mais tradicionais da cidade. Nesta quarta-feira (30), faltando um mês para o evento, a coordenadora artística e musical, Caliandra Paniz Troian, e o idealizador e diretor-geral do espetáculo, Pedro Horn Sehbe, realizaram uma coletiva de imprensa para apresentar as novidades da edição deste ano.
O roteiro será inspirado no musical Annie, baseado na famosa história em quadrinhos Little Orphan Annie, de Harold Gray, que originou uma produção musical estreada na Broadway há 47 anos. A Casa Magnabosco se transformará na extensão do palco para narrar a história de uma menina que vive em um orfanato regido por uma diretora suspeita. O grande sonho da protagonista é encontrar os pais ou ser adotada para passar um Natal em família. Assim, o espetáculo deve trazer luzes, cores e movimento à narrativa. Segundo Sehbe, a escolha da temática busca transmitir uma mensagem de esperança, sentimento vivido intensamente pela população após a calamidade que atingiu o Estado recentemente.
A edição de 2024 terá uma proposta diferenciada, com a integração das artes cênicas, dança, música e coral para criar uma experiência única. A direção artística e a criação dos figurinos, que remetem à década de 1920 com tons de trigo seco e cores suaves, ficarão sob a responsabilidade de João Bachilli, enquanto a direção musical será conduzida por Ivan Montana. Como já é tradição, o evento vai contar com a participação especial do Grupo Tholl e do Coro Unimed. Este ano, o espetáculo também promoveu oficinas preparatórias para crianças de 6 a 12 anos. Durante essas atividades, 13 crianças foram selecionadas para compor o elenco.
Durante a coletiva, Pedro Sehbe relembrou a origem do projeto e ressaltou a importância de manter o espaço público vivo com grandes espetáculos que valorizam a arte. Ele destacou o papel de empresários e cidadãos no apoio a esses movimentos e na criação de laços comunitários.
Entre as novidades desta edição está a ampliação da arquibancada, que agora comportará 700 pessoas, totalizando 2,5 mil lugares, entre cadeiras disponíveis. O evento, com início previsto para as 20h e entrada gratuita, contará com estrutura acessível, que incluí tradução em Libras, audiodescrição e acesso facilitado para pessoas com deficiência. Para ampliar o alcance, o espetáculo também será transmitido ao vivo pelas redes sociais.
Com previsão de atrair cerca de 25 mil pessoas, O Grande Espetáculo de Natal será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em frente à loja Magnabosco, na Rua Sinimbu.