Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alguns indicadores da criminalidade reduziram no último ano. A Segurança Pública foi um dos temas abordados em entrevista com o chefe do Executivo estadual. Enquanto os homicídios em Caxias do Sul tiveram alta de 5% no último ano, latrocínios e roubos de veículos reduziram.
A expectativa do tucano é de que neste ano um declínio maior seja registrado nos índices da violência. A redução almejada, segundo Leite, deve ser oriunda de investimentos direcionados para aumento de efetivo, viaturas e tecnologias de telecomunicações.
Para o governador um importante investimento em 2023 foi o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A opinião é compartilhada com o comandante do 12° Batalhão de Policia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas. Ele comenta que a estrutura da Ciosp está começando a dar resultados e é aliada do trabalho policial.
No sentido de integrar as forças de segurança, o Estado pretende destinar mais de R$ 200 milhões este ano para sistemas de monitoramento eletrônico no Rio Grande do Sul.