A região da Serra Gaúcha, assim como o restante do Brasil, definiu a gestão para os próximos quatro anos no domingo (6). Cidades como Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Farroupilha, Garibaldi, Gramado e Nova Petrópolis escolheram os representantes nas urnas ainda no primeiro turno. Uma das características que marcaram as eleições municipais de 2024 nos municípios da região foi a renovação dos prefeitos: dos 48 municípios, 37 elegeram novos representantes, enquanto 11 reelegeram os atuais gestores.
Em Farroupilha, o atual vice-prefeito, Jonas Tomazini (MDB), foi eleito com 63,51% dos votos. Tomazini destacou a vitória expressiva, considerada a maior da história em termos de prefeitura na cidade, e evidenciou quais são as iniciativas projetadas para a gestão como prefeito.
Entre os destaques das cidades que reelegeram os respectivos prefeitos está Flores da Cunha, com a vitória de César Ulian (PP). O plano de governo do candidato prevê uma série de medidas voltadas para melhorias em infraestrutura, saúde e educação. Ulian foi reeleito com 50,99% dos votos, o que representa 10.058 eleitores. O prefeito, destacou os momentos difíceis enfrentados durante a gestão e os projetos para o próximo mandato.
Entre as demais cidades da Serra, Bento Gonçalves reelegeu Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), com 65,88%; Canela escolheu Gilberto da Conceição Cezar (PSDB), com 59,07%; Carlos Barbosa reelegeu Everson Kirch (PP), com 56,08%; Garibaldi reelegeu Sérgio Chesini (PP), com 62,64%; Gramado reelegeu Nestor Tissot (PP), com 78,20%; e Nova Petrópolis elegeu Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), com 36,93%.