Os quatro contêineres instalados na avenida Dante Marcucci fazem parte de um projeto-piloto da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e da Codeca. A iniciativa é para tentar reduzir os descartes irregulares naquela comunidade. A rua do distrito de Fazenda Souza é a primeira do interior do município a receber os recipientes para o descarte de orgânicos e seletivos. A coleta das lixeiras seletiva e orgânica acontece nas segundas-feiras. Já nas sextas-feiras apenas o recolhimento do orgânico. Os moradores das ruas vizinhas seguem descartando os resíduos nas suas lixeiras em frente das residências.
A presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, explica que o projeto é um pedido da comunidade. Ela ressalta que se trata de um projeto que vai durar três meses.
Ainda de acordo com Maria de Lourdes, dos quatro equipamentos implantados, dois são de metal. Além de Fazenda Souza, contêineres amarelos de metal também estão sendo locados nos pontos com mais incidências de vandalismo como uma tentativa de reverter o problema.
Em Caxias, a Codeca tem 900 contêineres amarelos. No ano passado, 133 foram vandalizados. Fato que gera um prejuízo de mais de R$ 260 mil para os cofres da prefeitura.