O grupo parlamentar manteve o vereador Alexandre Bortoluz (PP), como presidente para este ano. Criada em 2019, a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) da Câmara de Vereadores, inicialmente, era uma frente parlamentar. A finalidade é acompanhar, fiscalizar e sugerir ações públicas para o setor. O foco do trabalho está na prevenção e no combate à violência.
Diante dos trabalhos realizados, no ano passado, está a ampliação do efetivo, com 100 novos policiais da Brigada Militar, 50 da Polícia Civil e mais 30 novos bombeiros militares. Segundo o presidente colegiado, vereador Alexandre Bortoluz, entre as principais demandas está a deficiência para reforçar a segurança da cidade, diante de episódios como as badernas, por exemplo. Ele salienta que o grupo vai debater temas como uma nova sede e a ampliação do efetivo da Guarda Municipal.
Diante das demandas, Bortoluz destaca ainda que negociações estão em andamento com o comando do Corpo de Bombeiros e a Procuradoria Regional, em Caxias do Sul, para que ocorra uma reestruturação do quartel da corporação, localizado no bairro Desvio Rizzo. Ainda conforme o vereador, outra demanda que vai ser cobrada do Executivo vai ser a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública. Sem respostas a mais de um ano, diante da indicação de projeto a ser encaminhado ao Governo Federal, o presidente da comissão salienta a importância dos investimentos na área para o município.
Alexandre Bortoluz ainda ressalta que, em caso de sugestões e reclamações, a população pode entrar em contato com a Comissão de Segurança, pelo telefone (54)3218-1600 e solicitar pelo ramal do grupo parlamentar.