A projeção para 2024 é que a área habitacional tenha um incremento de 50% em novos títulos entregues. Desta forma, o município deve atingir no mês de junho a marca de 1,5 mil lotes regularizados e aproximadamente 10 mil pessoas beneficiadas. A próxima entrega deve ocorrer no loteamento Filomena Rech, no Jardim Filomena, região do bairro Serrano.
Na localidade, deve ocorrer a primeira entrega mista, com 166 títulos, 120 específicos e 46 sociais. Em dois anos, as regularizações em Caxias do Sul renderam uma receita de R$30 milhões, número que deve aumentar de forma significativa, este ano com as novas regularizações, conforme salienta o secretário do Urbanismo, Giovani Fontana.
O processo de Regularização Fundiária ocorre em diferentes etapas. Entre elas, cadastramento, entrega de documentação e identificação dos imóveis. Além disso, alguns critérios são seguidos como ocupação de áreas de risco, tempo de existência do núcleo e condições favoráveis à regularização. Nos próximos meses deve ocorrer a entrega das certidões de áreas em Fazenda Souza, Pioneiro, Cidade Nova e Centenário II.