Um mutirão de solidariedade tomou conta da área central de Caxias do Sul neste sábado (11), com a abertura da Campanha do Agasalho 2024. Nem a chuva durante todo o dia espantou os doadores que “aqueceram” o evento que ocorreu das 8h às 18h e contou com a presença e solidariedade da população caxiense.
Durante todo o dia, uma carreta esteve estacionada na Praça Dante Alighieri, na Rua Sinimbu, em frente à Catedral, para que as pessoas pudessem entregar suas doações para a equipe da Fundação Caxias. Neste ano, além do recolhimentos de agasalhos, a campanha também contou com carros dos Correios que recolheram materiais de higiene e limpeza, além de água, alimentos não perecíveis, cobertores, lençóis, travesseiros, colchões e kits de primeiros socorros. Os itens serão destinados às cidades atingidas pelas enchentes que castigam o estado desde o início do mês.
Conforme o Presidente da Fundação Caxias, Euclides Sirena, até o final do dia, no total, foram contabilizados três carros dos Correios com alimentos, dois com materiais de limpeza, higiene e remédios, além da carreta que recolheu as doação de roupa, calçados, cobertores e colchões.
“Fui um sucesso o nosso início de Campanha. A comunidade respondeu ao nosso chamado. Foi apenas o primeiro dia. Estamos muito felizes”, afirmou Sirena.
Já para o coordenador da Campanha, José Ademir Theodoro, o fato de unir doação de agasalhos e também alimentos para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, foi algo significativo e de grandeza da comunidade caxiense. Ele recorda que é apenas o início pois no decorrer dos 40 dias de campanha (até 22 de junho), cerca de quatrocentas caixas estarão disponibilizadas em diversos pontos da cidade para a coleta de agasalhos. Recordou que a entrega das roupas para as mais de cem entidades cadastradas na Fundação Caxias, que serão beneficiadas com as doações, ocorre durante o mesmo período.
“Queremos recolher neste ano pelo menos 200 mil peças, assim como nas últimas edições. Somente neste sábado foram recolhidas 35 mil peças e quase 3 toneladas de alimentos”, completou Theodoro.
Satisfeito com o início da campanha, Theodoro também disse à reportagem da Rádio Caxias que os pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2024 serão divididos por bairros e vão contemplar o comércio na região central da cidade, lotéricas, redes de supermercados, condomínios, além de algumas academias, repartições da Prefeitura e a Câmara de Vereadores.
Fundação Caxias abre oficialmente aCampanha do Agasalho 2024 |
A iniciativa, promovida pela entidade com o apoio de dezenas de voluntários, iniciou neste sábado (11) e segue até o dia22 de junho |
Crédito: Maiara Bachi |
A e Mais fotos no link. – Crédito: Maiara Bachi |
Sobre a Fundação CaxiasA Fundação Caxias é uma entidade social sem fins lucrativos, fundada em 1969 pela iniciativa privada de Caxias do Sul, e tem como objetivo buscar a participação dos agentes locais no desenvolvimento de atividades que promovam a cidadania, bem como apoiar e articular programas permanentes de capacitação profissional e geração de renda. A Fundação Caxias realiza atividades em busca da inclusão social, com a promoção de ações sociais e acreditando que a solidariedade é uma das maneiras de promover as conquistas necessárias para o bem da comunidade. |

A campanha vai até o dia 22 de junho. Para doações em grande escala ou em casos especiais que necessitem de agendamento para retirada, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3223-0528.