Em decorrência ao alagamento do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) em Porto Alegre, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta a população sobre alterações nos serviços de saúde devido a falta de acesso aos sistemas.
A Secretaria está sem acesso a diversos sistemas, o que acarreta demora nos atendimentos e mais filas. Por isso, foram necessárias adequações nos fluxos de atendimentos e a Secretaria da Saúde solicita a compreensão da população neste momento. Ainda não há previsão para normalização, que não depende da SMS.
Confira abaixo as principais orientações:
- Pacientes com consultas agendadas no CES e no CAIS Mental: comparecer às consultas com a guia de marcação em mãos. A guia foi entregue ao marcar a consulta e informa dia e horário.
FARMÁCIAS:
- Farmácia Especializada: levar o recibo da última dispensação. A entrega do medicamento será analisada manualmente.
- Farmácias Básica, do Componente Estratégico e Regionais: atendimento normal. Ir na data indicada para retirada.
ATENÇÃO: devido ao atendimento ser manual, as filas vão demorar mais do que o normal. Por isso solicitamos a compreensão da população.
UBSs:
Temporariamente não terão agendamento de consultas (semanal ou quinzenal). Todos os atendimentos serão para demanda do dia.
Agenda+ UBS: agendamento temporariamente suspenso.
Usuários das UBSs Centenário e Vila Cristina (temporariamente fechadas) e que usam medicamento controlado: podem solicitar renovação de receita pelo WhatsApp 99916-0580.
Além disso, o Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam) informa que o número telefônico 3289-5400 está indisponível. A operadora informou que não há previsão retorno, por conta das chuvas. Interessados poderão contatar o Ipam através do WhatsApp (54) 99983-6669, somente por mensagens de texto.