A Secretaria da Educação realizou um mutirão durante o fim de semana para vistoriar as unidades de ensino da Rede Municipal (EMEFs e EEIs) e avaliar as condições de acesso após as fortes chuvas recentes.
O comitê de crise da SMED, criado especificamente para lidar com questões relacionadas a esse evento climático, visitou mais de 90% das escolas municipais. Juntamente com as equipes diretivas e entidades gestoras, foi constatado que as escolas estão prontas para retomar suas atividades nesta segunda-feira (06).
Os responsáveis afirmam que durante as inspeções, foram identificados danos menores causados pelas chuvas, como goteiras nos telhados, infiltrações e acumulação de água nos pátios. No entanto, esses problemas não impedirão o retorno dos estudantes às escolas.

Após as visitas, apenas a Escola de Educação Infantil Frei Ambrósio não foi autorizada a retomar suas atividades. Esta escola passará por uma nova avaliação e vistoria dentro de dois dias.
A Secretaria da Educação ressalta que, devido às dificuldades de acesso ao interior, as seguintes escolas ainda não retomarão suas atividades:
1) Galópolis
EMEF Professora Arlinda Lauer Manfro
2) Forqueta/Comunidade de Loreto (2º Légua)
EMEF Caetano Costamilan
3) São Pedro (3° Légua)
EMEF Santo Antônio
4) Bairro Nossa Sra. das Graças – Loteamento Vila Lobos / Vergueiros
EMEF Villa Lobos
5) Vila Seca
EMEF Érico Veríssimo
6) Criúva
EMEF Aristides Rech
7) Vila Cristina
EMEF Assis Brasil
EMEF 21 de Abril
8) Santa Lúcia do Piauí
EMEF Santa Lúcia
9) Fazenda Souza
EMEF Padre João Schiavo
10) Vila Oliva
EMEF Erny De Zorzi