As ações de resgate e deslocamento de famílias moradoras do bairro Galópolis e do interior de Caxias do Sul seguem em andamento. Na tarde desta sexta-feira (03) e madrugada deste sábado (04), mais de 150 pessoas, além de animais, foram salvos de áreas que estavam isoladas e com risco de mais deslizamentos de terra.
No bairro Galópolis, de acordo com o Secretário Municipal da Habitação, Volmir Moschen, a decisão de retirada das famílias foi tomada após uma nova avaliação do local, realizada pelo Secretário de Segurança, engenheiro e Corpo de Bombeiros.
Para o secretário, o resultado da ação foi muito satisfatório, conseguindo retirar cerca de 80 pessoas da área de maior risco, sendo que 20 moradores foram encaminhados para abrigos da cidade e em torno de 60, decidiram ir para casa de familiares. Porém, o risco na região ainda é alto e o coordenador da Defesa Civil de Caxias do Sul, Tenente Armando Silva, pede novamente para que as pessoas não se desloquem para Galópolis neste momento.
Já na comunidade de São Pedro, interior de Vila Cristina, as equipes de Fiscalização de Trânsito, da Guarda Municipal e do SAMU, juntamente com o Exército Brasileiro e com a Brigada Militar realizaram uma força-tarefa e conseguiram chegar nas famílias que estavam isoladas devido as quedas de barreiras e de pontes na localidade.
Ao todo, foram salvas 41 pessoas, entre elas Maria Fausta de Souza Grams, de 62 anos, dependente de oxigênio e que estava sem luz há dias em casa. Outra idosa da vila também recebeu atendimento imediato do SAMU antes de iniciar o resgate do local ilhado. Destas pessoas, 27 foram encaminhadas ao ginásio do SESI e as demais foram para casa de familiares na cidade.
Na localidade de Viva Maria, também em Vila Cristina, e em área próxima foram resgatadas 35 pessoas, sendo seis crianças, e cinco cachorros, também encaminhados aos abrigos provisórios nos ginásios do SESI e do bairro São Caetano.
Muitas estradas e acessos no interior de Caxias ainda seguem bloqueados por deslizamentos de terras e queda de pontes deixando ainda alguns locais isolados. São eles: Vila Cristina: proximidades do canal do Arroio Aliança e Arroio Belo; Vila Oliva: Zona Andreis, Grota, Pessegueiro, Bem-te-vi, Santa Cruz e Santa Terezinha; Santa Lúcia do Piaí: Faria Lemos, Sertoria, São José e Santo Antônio; e Galópolis: São João, São Paulo, Invernada, São Braz na região da 4ª Légua.