A Ceran atualizou na manhã desta sexta-feira (03) a situação do rompimento parcial da Usina 14 de Julho, entre Coriporã, Veranópolis e Bento Gonçalves. Segundo as informações, a estrutura está estável.
Na tarde desta quinta-feira (02), foi identificado um rompimento parcial da barragem da Usina 14 de Julho e com isso, houve um aumento de 2 a 4 metros no leito dos rios Taquari e das Antas, mas, felizmente, todas as pessoas que estavam em áreas de risco foram resgatadas antes dessa elevação.
Confira a nota oficial abaixo (divulgada na manhã desta sexta):
A Ceran informa que segue monitorando a situação da Usina 14 de Julho. A barragem segue em situação estável, sem alterações desde o rompimento parcial ocorrido na tarde desta quinta-feira, 02 de maio. Os dados mostram que as vazões diminuíram nas últimas horas. A Ceran segue em contato com a Defesa Civil e priorizando a segurança das pessoas.
Pedimos a todos que sigam as orientações da Defesa Civil e se informem através dos nossos meios de comunicação oficiais.
A Prefeitura de Cotiporã também usou as redes sociais para informar que a cidade segue sem energia elétrica desde quarta-feira (01) e com isso, estão com dificuldade de comunicação tanto local, quanto regional. “Pedimos novamente a colaboração de todos, que permaneçam em locais seguros, a fim de evitar incidentes”, destacam.